Prefeito Toninho Fenelon em homenagem ao Dia do Rio

A Prefeitura de São José dos Pinhais promoveu uma grande ação integrada no sábado (25), em homenagem ao Dia do Rio, comemorado no dia 24 de novembro. O local escolhido foi o Parque São José e o bairro vizinho, Cidade Jardim. A estrutura montada no Parque contou com troca de recicláveis por flores, evento de adoção de animais, atualização dos cadastros já existentes e novos cadastros de animais para castração, exposições e orientações sobre educação ambiental.

“O maior aliado da administração pública é a população. Não adianta todos os esforços da Secretaria de Meio Ambiente se não tiver colaboração, pois sozinho o poder público não vai conseguir reverter essa situação que é o problema do descarte irregular do lixo”, destacou o prefeito Toninho Fenelon.

No dia da ação, do leito e das margens do Rio Iguaçu foram retirados o equivalente a um container de lixo e plantadas 23 árvores de espécies nativas. Além disso o evento de Adoção de Cães promoveu a adoção de cinco cachorros, sendo três adultos e dois filhotes.

“Aproveitamos a data do Dia do Rio e envolvemos muitas instituições em um grande evento no sentido de promover a limpeza e a educação ambiental no bairro Cidade Jardim, que tem muitos pontos de desova de lixo. Queremos reduzir esses pontos de desova, e promover conscientização”, explicou o secretário de Meio Ambiente Áriston Ghidin, anunciando que o próximo bairro a receber o mutirão, ainda este ano, é o Ipê.

Durante a semana passada a Secretaria de Meio Ambiente realizou limpeza das ruas e terrenos baldios do bairro Cidade Jardim e de lá retirou 19 caminhões de material de desova de lixo, 12 de entulhos de construção civil, 7 de galhos e 6 de madeira, totalizando 44 caminhões de lixo. No local foram fixadas placas educativas que informam a população para ligar para não descartar lixo indevidamente e sim ligar para a Prefeitura recolher. Também foram entregues no bairro dois mil folhetos educativos de destinação correta do lixo e prevenção à dengue.

Participaram do evento as Secretarias de Meio Ambiente, Saúde – Vigilância Ambiental, e Sanitária, Segurança – Guarda Municipal e Defesa Civil, Plano de Auxilio Mútuo (PAM) 6 º Grupamento de Bombeiros, Polícia Militar,  Conselho Municipal de Meio Ambiente, Universidade Federal do Paraná, Ação Trans Forma, CREA-PR, Água e Ação, Colégio Milenium, SANEPAR e Faculdade das Indústrias.

 

Compartilhe este post em
468 ad

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *