Prefeitura lançou um novo canal de comunicação com o cidadão, o e-SIC

A Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de São José dos Pinhais, lançou no início desta semana o novo canal de comunicação do poder executivo municipal com o cidadão: o e-SIC – Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão.

“A busca por ferramentas e métodos que melhorem a eficiência e transparência nos atos da Prefeitura, é uma das premissas do Planejamentos. Além disso queremos melhorar o nossa comunicação direta com a população, através nosso portal na internet”, destaca o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Rafael Rueda Muhlmann.

A ferramenta já fazia parte do Portal da Prefeitura na internet, porém passou por uma grande reformulação, tanto em seu visual, como em suas funções e gestão de processos, que buscam melhorar o acesso às informações sobre a gestão municipal.

e-SIC – Sistema Eletrônico de Informação ao Cidadão

Com o objetivo de atender a Lei Federal nº 12.527/2011, que dispõe sobre a garantia do direito de acesso às informações de interesse particular, coletivo ou geral aos registros administrativos e as informações sobre atos de governo, o município de São José dos Pinhais regulamentou seu canal de comunicação com o cidadão, por meio do Decreto nº 2.929/2017.

Assim como no antigo canal de atendimento, o cidadão pode registrar o seu elogio, sugestão e reclamação, mas com a adoção da novo sistema, agora ele poderá anexar arquivos relevantes à solicitação, escolher qual a forma que deseja receber a resposta e acompanhá-la por meio do número de protocolo.

Outra vantagem do e-SIC, é que os pedido serão respondidos em até 20 dias e após conclusão do pedido de informação, a resposta pode ser consultada neste mesmo portal.

O estabelecimento de parcerias é fundamental para o bom funcionamento dos serviços do e-SIC, é o que relata o diretor Geral  da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Luiz Keppen.  “É importante destacar, que sem a colaboração da Divisão de Protocolo, Expedição e Arquivo da Secretaria de Administração e Recursos Humanos, seria impossível atendermos na integralidade o que é previsto na lei de acesso à informação, pois além do atendimento eletrônico, a legislação estabelece que devemos ter um canal de atendimento pessoal para as solicitações, neste caso nosso Protocolo.”

Para saber mais sobre o e-SIC, ou fazer um elogio, reclamação e sugestão, basta acessar www.sjp.pr.gov.br/sic

Para o atendimento pessoal, o cidadão deve procurar o Protocolo Geral da Prefeitura, na Rua Passos de Oliveira, 1.101, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas. Para obter a resposta de sua solicitação por meio presencial, deve-se apresentar o número de protocolo do e-SIC, juntamente com um documento com foto e o número do seu CPF.

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