II Encontro Municipal de Saúde Mental na Infância e Adolescência em São José dos Pinhais

Com inscrições encerradas dias antes do evento devido aos esgotamento das vagas, o Comitê Intersetorial de Saúde Mental comemora a grande participação popular durante o primeiro dia do II Encontro Municipal de Saúde Mental da Infância e Adolescência, que foi aberto na manhã desta quarta-feira (25) pelo prefeito Toninho Fenelon e contou com a presença de autoridades municipais das pastas relacionadas ao Comitê.

“É motivo de orgulho ver este plenário lotado na maioria por servidores municipais, interessados em se atualizar, saber mais e com isso prestar um serviço ainda melhor para nossa população. Sabemos como é importante promover esse debate sobre saúde mental, principalmente quando falamos de crianças e adolescentes que são o futuro de nossa cidade”, disse o prefeito Toninho Fenelon, na abertura do evento.

O II Encontro de Saúde Mental da Infância e Adolescência de São José dos Pinhais é um evento organizado pelo Comitê de Saúde Mental do município onde participam ativamente profissionais de diversas secretarias sensíveis às políticas públicas de Saúde Mental.

Este encontro é importante espaço de diálogo e construção do cuidado de crianças e adolescentes com sofrimento psíquico. Nele estão presentes profissionais de diversas áreas como Saúde, Educação, Assistência Social, Justiça e Direitos Humanos que atuam no âmbito infanto-juvenil. “A importância de ter profissionais de diversos segmentos é que todos nós temos que trabalhar em rede em prol de uma única causa: a saúde mental das nossas crianças”, explica Rosalina Lourenço, psicóloga e membro do Comitê de Saúde Mental.

O primeiro dia de encontro contou com palestra Liberdade e Criatividade, elementos necessários para a Saúde Mental da Criança e do Adolescente; Características Socioemocionais relacionadas às Altas Habilidades/Superdotação; Atenção/Hiperatividade – Relato de Experiência; Comportamentos Autolesivos e o Suicídio em Crianças e Adolescentes; Saúde Mental da Criança e do Adolescente para Educação Inclusiva; e A Inclusão da Pessoa Autista nos Diversos Ambientes Sociais Relato de Experiências. O segundo dia do encontro conta com palestras sobre Uso de Substâncias Psicoativas na Adolescência – Fatores Protetivos; Transgressão e Patologização na Adolescência; e Educação Não Violenta e Saúde Mental .

Participaram da abertura a coordenadora do Comitê Municipal de Saúde Mental de São José dos Pinhais, Karin Pinheiro, os secretários de Segurança Fabiano da Rosa, de Assistência Social Sônia Arruda, de Administração e Recursos Humanos Carlos Pereira, de Educação Ema Zen Karam, de Comunicação Claudio Alves, representando a Secretaria de Saúde, Débora Chemin. Também estiveram presentes o presidente da Câmara de Vereadores Assis Manoel Pereira, os vereadores Juliano Martins e Abilio Alves, e o representante da Polícia Militar, Tenente Conrado.

Compartilhe este post em
468 ad

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *