Prefeito Toninho Fenelon visita as obras da Agroindústria de Processamento Vegetal do município de São José dos Pinhais

O prefeito de São José dos Pinhais Toninho Fenelon esteve no bairro Campo Largo da Roseira onde acompanhou a finalização das obras da Agroindústria de Processamento Vegetal, um espaço construído para atender  as cooperativas de produtores rurais auxiliando no processamento, negociação e escoamento de suas produções.

“É importante esse incentivo ao produtor rural do nosso município, pois tendo um local adequado para processar os alimentos vai possibilitar que possam cada vez mais ampliar os negócios e agregar valor em sua produção. Também é importante para a segurança alimentar, já que as cooperativas de produtores rurais também fornecem para a merenda escolar e para o Sacolão da Família”, comentou o prefeito.

O terreno de 7mil m² foi cedido pela Prefeitura e os recursos financeiros para a construção vieram do Fundo Municipal do Desenvolvimento Rural. “Quando o produtor rural paga por parte de um serviço da Secretaria de Agricultura, como a Patrulha Mecanizada, por exemplo, esse valor é revertido para o Fundo Municipal. Os recursos do Fundo são então investidos em ações que revertem ao próprio produtor rural, como neste caso, a construção da agroindústria”, explicou Paulo da Nova, chefe da divisão de Agricultura.

O complexo conta com área construída de 880m², e é composto por espaço de carga e descarga, espaço para armazenagem dos produtos in natura, sala de administração, de reuniões, recepção de mercadorias e processamento, cozinha industrial para preparo de geleias e embalagem de hortifrúti, túnel de resfriamento, câmara de congelamento, armazenamento, além de área de refeitório, banheiros e lavanderia.  Deverá ser a segunda agroindústria da Região Metropolitana de Curitiba  – atualmente a outra funciona no município de Rio Branco do Sul.

O local vai facilitar o escoamento das produções e será um espaço próprio para as cooperativas, já que se encontra em um local de fácil acesso, pavimentado, estrategicamente localizado no centro da área rural de São José dos Pinhais, ao lado da fábrica da Volkswagen/Audi. A inauguração do complexo está prevista para o dia 27 e julho, que é dia do Agricultor – o funcionamento deve acontecer para o segundo semestre deste ano, uma vez que a aquisição do maquinário para o processamento de alimentos está em fase de orçamento.

Compartilhe este post em
468 ad

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *