Prefeito Toninho Fenelon lança Programa Olho no Óleo

Incentivar a correta destinação do óleo de cozinha usado – esse é o objetivo principal do programa Olho do Óleo, desenvolvido pela Prefeitura de São José dos Pinhais, por meio da Secretaria de Meio Ambiente. O lançamento oficial aconteceu na manhã desta quinta-feira (2), nas dependências da Escola Municipal Jorge Nascimento, localizada no bairro Guatupê.

O prefeito Toninho Fenelon destacou que o programa está começando nas escolas para incentivar a educação ambiental. “Se queremos oportunizar para as futuras gerações qualidade de vida temos que preservar nosso meio ambiente”, afirmou.

O secretário de Meio Ambiente Áriston Ghidin explicou que foi aberto um edital de credenciamento para empresas que quisessem fazer o recolhimento de óleo, sem custo para o município. “A empresa Ambiental Santos vai nos prédios que tenham interesse em fazer o recolhimento do óleo, deixa o tambor e recolhe o óleo assim que acionado pela unidade. Além da educação ambiental, a iniciativa traz economia para as unidades com os produtos de limpeza”, disse o secretário Áriston que está confiante com o programa. “Esperamos um dia reciclar 100% do óleo e com isso garantir que esse óleo não contamine os rios”.

A diretora geral da Secretaria de Educação Marli Patricia Mikrut informou que todas as unidades receberam a informação e estão sendo incentivadas a coletar o óleo usado. “Os professores trabalham em sala de aula as questões ambientais e incentivam os alunos a trazerem o óleo de cozinha usado”, explicou.

Pontos de coleta

A  Escola Jorge Nascimento é um dos 42 pontos de arrecadação – além das famílias dos alunos, toda a comunidade pode colaborar com qualquer quantia de óleo, basta para isso esperar o óleo esfriar e colocar em uma garrafa pet de qualquer tamanho e deixar a garrafa dentro do tambor identificado nas unidades. A cada 100 litros de óleo usado coletado, a empresa de coleta deixa em torno de 10 litros de material de limpeza para a unidade. Além dos pontos de coleta localizados nas Escolas e Cmeis, a população pode destinar o óleo de cozinha usado dentro de pets junto com o material reciclável separado, de acordo com os dias de coleta de recicláveis nos bairros.

 

Compartilhe este post em
468 ad

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *