O Dia Nacional da Saúde é comemorado em parceiria com escolas do município de São José dos Pinhais

O Dia Nacional da Saúde é celebrado no dia 05 de agosto, em homenagem e recordação do trabalho e vida de Oswaldo Cruz, um dos responsáveis pela erradicação de doenças que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX. Por conta disso, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da Unidade Básica de Saúde São Marcos comemorou a data em parceria com a Escola Municipal Eugênia da Cruz Santos Talamini.

As atividades em comemoração envolveram professores, alunos e profissionais do NASF, que em parceria com a Escola, puderam realizar atividades lúdicas, dinâmicas e esportivas.

Pela manhã, cerca de 418 alunos do 1º ao 5º ano, puderam participar de práticas esportivas, com o Ônibus do Esporte e Lazer, além do Ônibus Viagem a Leitura, sendo uma biblioteca itinerante, que doou livros as crianças, orientações de escovação bucal, teatro de bonecos e orientações sobre acumuladores. No período da tarde, as atividades foram semelhantes às do período da manhã, contando com 439 alunos, do 1º ao 4º ano.

De acordo com a nutricionista Danielle Santos Nascimento, da equipe do NASF na região da Unidade Básica de Saúde São Marcos, realizar a ação em parceria com uma escola é relevante para o futuro dessas crianças, que terão resultados pela frente. “Pensamos em fazer essa parceria entre outros setores e outras secretarias, justamente para comemorar o Dia Nacional da Saúde pela sua importância geral, porque não é só uma alimentação saudável, não é só uma atividade física, não é só a parte da psicologia, mas a promoção, e também a prevenção da saúde”, explica.

O NASF

O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um Programa que contempla áreas de diferentes profissionais que atuam de maneira conjunta com o objetivo de atingir diferentes soluções para problemas relacionados à saúde de uma determinada região. Em São José dos Pinhais, o NASF é encontrado em duas unidades básicas de saúde: a Unidade Básica de Saúde Guatupê e a Unidade Básica de Saúde São Marcos, além das atividades estendidas em outras unidades.

A atuação do NASF na Unidade São Marcos também têm abrangência para nas UBS Contenda e UBS Campo Largo da Roseira. Já na UBS Guatupê, os multiprofissionais também atuam na UBS Ipê.

Compartilhe este post em
468 ad

Enviar um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *